Planeje suas tarefas para aumentar a produtividade
22/01/2016

Planeje suas tarefas para aumentar a produtividade

Planejar as atividades no trabalho contribui para produzir mais, o que reduz a necessidade de horas extras. É o que garante Patrícia Simões, especialistas em gestão e organização do tempo. Segundo ela, quando as tarefas não são organizadas e não se define a sequência que devem ser cumpridas, são grandes as chances de definir equivocadamente as prioridades.

E as empresas vêm valorizando cada vez mais profissionais capazes de administrar corretamente seu tempo. Para outra especialista no assunto, Juliana Palombo, consultora de RH, isso ocorre principalmente devido à crise, que tem levado as empresas a reduzir seu quadro de pessoal.
Veja a seguir as sugestões das duas especialistas para aproveitar melhor o tempo e se tornar mais produtivo.

1. Analise seus hábitos

Durante uma semana, observe suas atividades. Identifique o que você gosta e o que não gosta de fazer (e por isso adia a realização) e também quanto tempo perde com distrações, como as redes sociais. Depois disso, você verá que, com poucas modificações na rotina, terá mais tempo.

2. Use a rotina a seu favor

Faça uma lista das atividades que precisam ser desempenhadas ao longo da semana. É recomendado criar uma rotina simples, pois isso ajuda a realizar as atividades de maneira mais assertiva, seguir uma sequência lógica de tarefas e evitar assim o desperdício de tempo com distrações. Outra sugestão é sempre rever a agenda antes de assumir novos compromissos, além de sair com antecedência para evitar atrasos.

3. Tenha um objetivo

Defina um objetivo para o tempo que será economizado: um curso, prática esportiva, lazer com a família.

4. Defina o que é urgente e importante

O ideal é classificar os compromissos como facultativo, interessante e importante. A recomendação é começar por este último. Afinal, algo importante que não é feito dentro do prazo se torna urgente. Quando isso acontece, há boas chances de você começar a ficar estressado, deixar de lado outras tarefas e criar uma sequência de atropelos.

5. Planeje sempre

Estabeleça quais são seus objetivos e trace um plano de ação e tarefas para alcançá-los.
É preciso ter disciplina.
Quando se sabe exatamente o que precisa fazer, o risco de se concentrar em coisas irrelevantes é menor